13 de junho de 2017

Rita Lee


Rita Lee Jones, mais conhecida como Rita Lee (São Paulo, 31 de dezembro de 1947), é uma cantora, compositora, instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. Conhecida como a "Rainha do Rock", Rita alcançou a impressionante marca de 55 milhões de discos vendidos, tornando-se a artista feminina mais bem sucedida do Brasil. Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new age, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Rita Lee é uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres. Ex-integrante principal dos grupo Os Mutantes (1968-1972) e Tutti Frutti (1973-1978), Rita participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso, sendo "Lança Perfume", "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Arrombou a Festa", "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow", "Baila Comigo", "Banho de Espuma", "Desculpe o Auê", "Erva Venenosa", "Amor e Sexo", "Tudo Vira Bosta", "Reza", "Bwana" e "Doce Vampiro", entre outras, as mais populares. O álbum, Fruto Proibido (1975), é comumente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima.

Em 1976, Lee começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro da maioria de suas canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. Ambos tiveram o filho Beto Lee, também guitarrista, que acompanha os pais nos shows. Rita Lee também é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.

Com uma carreira que alcançou os 50 anos, Rita Lee passou da inovação e do gueto musical do final dos anos 60 e anos 70 para os hinos pop e baladas românticas de muito sucesso nos anos 80. Uma revolução musical que influenciou e influencia centenas de novos artistas brasileiros. Já se apresentou com inúmeros artistas que variam de Gal Costa, João Gilberto à banda Pato Fu.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira, onde Rita Lee ocupa o 15° lugar.

Fonte: Adaptado e chupadíssimo da Wikipédia.


Download da discografia completa da maior cantora do Brasil:
Rita Lee


Build Up (1970)

Hoje É O Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972)

Atrás do Porto Tem Uma Cidade (1974)

Fruto Proibido (1975)

Entradas e Bandeiras (1976)

Babilônia (1978)

Rita Lee (1979)

Lança Perfume (1980)

Saúde (1981)

Rita Lee & Roberto de Carvalho (1982)

Bombom (1983)

Baila Conmigo (1983)

Rita e Roberto (1985)

Flerte Fatal (1987)

Zona Zen (1988)

Rita Lee e Roberto de Carvalho (1990)

Todas As Mulheres do Mundo (1993)

Santa Rita de Sampa (1997)

3001 (2000)

Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar (2001)

Balacobaco (2003)

Reza (2012)


Rita Lee para a revista Caras, em 2016.

Foto inicial do post: Contra-capa de "Rita Lee: Uma Autobiografia', de 2016.




13 comentários:

  1. Mas Bah, Tchê! Prá que tudo isso?! Que baita blog esse... Parabéns pela iniciativa e muito obrigado pela obra disponibilizada.

    ResponderExcluir
  2. procurei muito um site com as musicas da espetacular rite lee, mas com qualidade. esse aqui é maid que bom. muito obrigado por dividir tanta coisa boa.

    ResponderExcluir
  3. Incrível acervo! Parabéns e muito obrigado. Viva RITA!

    ResponderExcluir
  4. João Lee anunciou lançamento do primeiro disco da série "Rita Lee & Roberto Classix Remix" pra abril de 2021.
    Vcs vão disponibilizar aqui pra download, né? ☺️🙏

    ResponderExcluir
  5. João Lee anunciou lançamento do primeiro disco da série "Rita Lee & Roberto Classix Remix" pra abril de 2021.
    Vcs vão disponibilizar aqui pra download, né? ☺️🙏

    ResponderExcluir
  6. SHOW! Muito obrigado! Rita Lee fará MUITA falta a nossa música e sempre vamos lembrar dela através de suas composições INESQUECÍVEIS! Descanse em PAZ, Rita Lee! 09/05/2023.

    ResponderExcluir
  7. obrigada por disponibilizar este acervo sensacional! Alguns desses eu tinha em vinil... que arrependimento não ter guardado

    ResponderExcluir
  8. A pagina do Babilônia e do Lança Perfume caíram

    ResponderExcluir
  9. Um dos meus maiores arrependimentos na vida foi não ter ido a um show dela na minha região. Sempre fui fã e sempre serei. A rainha do rock nacional sempre viverá nas suas composições. Abraços.

    ResponderExcluir